O companheiro Chicão, com o Deputado Vicentinho na Audiência Pública de Brasília, realizada em 10 de abril.

DIRIGIR E COBRAR NÃO DÁ!

A luta dos Rodoviários do Grande ABC para acabar com o dilema de dirigir e cobrar e manter o cobrador em seu posto de trabalho vem acontecendo ao longo destes anos. Vários movimentos, além de inúmeras impetrações na Justiça, ainda marcam o nosso dia-a-dia. Nestes últimos anos, o nosso Sindicato – através do companheiro Chicão (presidente do  Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC) e sua diretoria – está travando uma batalha árdua.
Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro determina a total atenção do motorista, para que ele não cometa nenhum deslize. Mas, com ônibus lotado, carregando passageiros como se fossem sardinhas, tendo que dirigir e dar atenção à catraca fica difícil para o profissional do  volante prestar a atenção necessária que o nosso trânsito caótico pede. ALei máxima de Trânsito exige, os empresários impõem e quem leva a pior é os motoristas que são obrigados dirigirem e cobrarem sofrendo todos os tipos de punições e perseguições.brasilia1

O ABSURDO DOS ABSURDOS!

Quando o motorista avança uma faixa ou um farol, ele é punido pela multa e pela empresa.  Mas, quando ele atrasa sua viagem por conta de ter que dirigir, cobrar ou controlar a catraca, ninguém se preocupa em reparar as horas de refeição, café ou banheiro que com certeza ele vai perder, pois os fiscais são implacáveis com os horários.  Além disso, se o cartão enrosca, a culpa é do motorista, se o cartão quebra a culpa também é do motorista. O rodoviário leva multa, advertência, demissão, a culpa de tudo e não recebe nem um centavo a mais por isso.

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS COMO SARDINHAS -CADÊ A SEGURANÇA EXIGIDA?

No carro de passeio o cinto de segurança é exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro, muito justo por sinal, pois esta medida está salvando milhares de vidas, mas e a segurança dos passageiros de ônibus que viajam em pé, pendurados?
Os micro-ônibus foram criados para “desafogar” a lotação dos ônibus grandes, só que tem micro transportando até 56 passageiros. Isto também não é o absurdo dos absurdos?
O cobrador ou a cobradora é imprescindível ao motorista e ao usuário. Eles cobram, passam
informações aos usuários, ficam atentos e auxiliam no embarque e desembarque dos passageiros e socorrem o motorista em qualquer necessidade ou eventualidade que possa acontecer.
Sem contar que estes profissionais são pais e mães de famílias que necessitam do emprego
para sobreviverem. Todos nós, motoristas, cobradores, sindicalistas, pais, mães, filhos, estudantes e trabalhadores, necessitamos do apoio, do entendimento e da solidariedade de todos, afinal..

dirigir e cobrar