MOTORISTAS: FIQUEM ATENTOS AO CURSO DE CAPACITAÇÃO

Motoristas, fiquem atentos ao vencimento do “Curso de Capacitação para Motorista Profissional”. As empresas, que deveriam ter o controle e avisar devidamente no prazo seus funcionários, estão deixando a validade do mesmo expirar. Pedimos às empresas que facilitem, aumentando o prazo e trocando as folgas, para que os motoristas possam fazer este curso sem maiores transtornos.

Para os cobradores ou trabalhadores de outras funções que desejam uma promoção, aqui vai à dica…

Alguns veículos exigem uma habilitação específica de seu condutor e a categoria indica que tipo de veículo o indivíduo pode dirigir. A categoria D é direcionada para quem conduz veículos automotores destinados ao transporte de passageiros. A categoria E contempla veículos que fazem transporte de carga, são articulados, normalmente reboque e semirreboque, com mais de seis toneladas. A categoria C é válida para caminhões de pequeno porte.

Para cada categoria de habilitação existem exigências específicas. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN), é necessário ter 21 anos de idade e um ano de carteira para o motorista da categoria B mudar para a C. Da categoria C para a D, é necessário estar habilitado na categoria B no mínimo há dois anos, ou, no mínimo, há um ano na categoria C, ser aprovado em curso  especializado e em treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do Contran.

Cursos de Treinamento e Capacitação de Motoristas no Sest/Senat.  O melhor lugar para procurar estes cursos é no Sest/Senat do Grande ABC. O SEST -Serviço Social do Transporte e o SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte são entidades civis, sem fins lucrativos. Criadas em 1993, o objetivo é o desenvolvimento do setor de transporte do País, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado.

Oferece mais de cem Cursos Presenciais (Operador de Empilhadeira, Capacitação de Motoristas de Taxi, Condução Econômica, Direção Defensiva, Formação de Novos Motoristas), Cursos Regulamentados (Transporte de Produtos Perigosos -MOPP, Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte de Veículos Escolares, Transporte de Veículos de Emergência, Cargas Indivisíveis, Motofrete), Cursos a Distancia,  Palestras, Projeto CNH Social (mais de 50 mil habilitações gratuitas em todo o país) e Programa Jovem Aprendiz.

Maiores informações sobre estes cursos no Sest/Senat, ligue no telefone 49779995.