O BRASIL ESTÁ PEGANDO FOGO!

O nosso País está literalmente em chamas. Além de uma politica ordinária, que visa apenas os interesses da elite, ainda temos as queimadas nas estradas que estão provocando inúmeros acidentes, muitos deles fatais.

Em relação à política nos resta continuar protestando, mas quanto às queimadas podemos tomar alguns cuidados que poderão proteger e evitar danos maiores à vida e a natureza. O tempo seco, a falta de chuva ajuda, mas o que infelizmente vem provocando queimadas nas matas brasileiras é a irresponsabilidade de algumas pessoas. As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores ou até mesmo outras causas não controladas, como focos acidentais de pontas de cigarro, fuligem incandescente de veículos e balões.

Os princípios de queimadas que possuem a forma mais rápida e danosa são os provocados pelas pontas de cigarro, já que sua condição é em forma plena de brasa, que se unindo às condições da vegetação local e ao clima podem ser bem mais danosas e irreversíveis.

Os impactos ambientais causados pelas queimadas não se resumem apenas nos acidentes, mas também na morte das plantas, dos animais e terríveis consequências para a vida humana daqueles que residem próximo a essas áreas. O grau e quantidade de elementos tóxicos presentes nas fumaças, como o carbono e enxofre, afetam o organismo humano no presente momento e futuramente, provocando infecções do sistema respiratório, vermelhidão e alergia na pele, irritação dos olhos e garganta, desordens cardiovasculares, asma, conjuntivite, bronquite, tosse, falta de ar e até transtornos psicológicos.
Quem se deparar com esta situação deve tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é evitar, sempre que possível, trafegar sob fumaça densa. Além de acidentes, a fumaça pode provocar irritação nos olhos do condutor e problemas de respiração, como tosse ou sufocação, principalmente nos motociclistas, que estão sempre mais expostos.


Quando for inevitável trafegar nessas condições, deve-se diminuir a velocidade antes de entrar na nuvem de fumaça e no caso de automóveis, fechar todos os vidros. Outra dica é não parar, se estiver dentro da cortina de fumaça é melhor sair do outro lado. Não se deve frear bruscamente, pois os veículos de trás também estão com pouca visibilidade.


Além disso tudo, vamos torcer muito para que a conscientização aconteça nas estradas do nosso País.