Reeducação alimentar previne a obesidade na infância

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou esse mês um boletim sobre obesidade na infância. O grande número de crianças acima do peso levou os Ministérios da Saúde e da Educação a lançarem a primeira  edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, cujo foco é prevenção da obesidade em crianças e adolescentes.
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada em 2008 e 2009 pelo IBGE, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos pesa mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde OMS e pelo Ministério da Saúde. De 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresenta excesso de peso. A doença está se tornando epidemia em todo o mundo e, sem a participação dos pais e o engajamento de toda a  família, fica muito difícil combater o problema. E pode causar muitos outros males, como diabetes,  hipertensão e doenças ósseas e nas articulações, além de problemas psicológicos. Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para prevenção da obesidade em crianças e adolescentes:
Os cuidados começam na gravidez, com uma alimentação adequada, balanceada e consultas do pré-natal. A principal medida para evitar o ganho de peso é o aleitamento materno até o sexto mês.

Depois deste período, recomenda se diversificar ao máximo a oferta de alimentos saudáveis, acostumando a criança a comer frutas e legumes. Os pais também devem manter bons hábitos alimentares, até para servir de exemplo.  É importante manter os horários das refeições, comer num  ambiente sem distrações e evitar oferecer guloseimas nos intervalos das refeições. Outra medida é  abolir os alimentos industrializados e embutidos, todos ricos em sal e gordura. É bom lembrar que o excesso de sódio ajuda a reter líquidos. Recomenda ainda incentivar a realização de atividades físicas sempre que possível. Durante toda a infância e a adolescência é preciso fazer consultas periódicas ao pediatra, para ver se a criança ou o jovem está dentro da curva de crescimento e no peso adequado.

Dra. Francisca Rosângela Araújo Castro                                                              www.alergiapneumologiainfantil.com.br
Sociedade Brasileira de Pediatria

Outros Artigos
Clique aqui para acessar a pagina de todos os artigos da Dra. Francisca Rosângela Araújo Castro

PEDIATRA NO SINDICATO
A Dra. Francisca Rosângela, pediatra, é também alergista e pneumologista na área infantil. A médica atende das 14 às 18 horas, na sede do Sindicato. Ligue e marque a consulta da sua criança.