A VERDADEIRA E VALOROSA FUNÇÃO DA CIPA

Esta sigla é de extrema importância para todos os trabalhadores, pois elimina ou diminui a ocorrências de acidentes. Para as empresas, que não perdem a mão de obra especializada de seus colaboradores e também para o sistema público de saúde que diminui os gastos, podendo assim melhorar os atendimentos aos que necessitam.
Com significado simples e direto –
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – deixa muito claro a sua função, ou seja, prevenir acidentes no ambiente de trabalho, além de aumentar a conscientização dos trabalhadores na questão de segurança no geral. Os eleitos para essa comissão assumem a responsabilidade de participar das reuniões da CIPA, que são periódicas e determinantes para a implantação das politicas internas de segurança. Todos têm responsabilidades neste processo, a  empresa fornecendo material físico e cultural como: cursos, palestras e equipamentos de proteção coletivos e individuais (EPIS) e os trabalhadores absorvendo as informações e colocando em prática as orientações e aprendizados adquiridos nas palestras e reuniões.

Sabemos que a empresa é obrigada a fornecer os EPIS, no entanto os trabalhadores também têm suas obrigações, ou seja, fazer o uso correto dos equipamentos de proteção e de segurança, ficando claro que o descumprimento pode até gerar demissão.
Cipeiro, você é muito importante para todos nós. Faça o uso correto das suas deliberações e se elas ultrapassarem seus limites nós estaremos sempre com você. Qualquer dúvida ou problema, não esqueça que o Sindicato é a sua segunda casa.

Estamos te esperando.