DOENÇAS CARDIOVASCULARES SÃO AS MAIORES INIMIGAS DAS MULHERES!

As doenças cardiovasculares são o inimigo número 1 das mulheres. De cada 10, 6 morrem de infarto, principalmente após a
menopausa. E a maioria não tem consciência disso, pois concentra toda a preocupação em exames ginecológicos, como os de mama e do colo do útero. Para alertar o sexo feminino sobre os riscos do coração, as doenças cardiovasculares matam seis vezes mais que o câncer de mama, por exemplo. E as brasileiras são líderes das Américas em acidente vascular cerebral (AVC), têm três vezes mais o problema que as americanas e canadenses.
Entre os principais fatores de risco das mulheres estão:

  • hipertensão
  • colesterol
  • diabetes
  • obesidade
  • abdominal
  • sedentarismo
  • cigarro
  •  interação entre fumo e anticoncepcional (quea partir dos 30 anos pode causar trombose venosa e uma consequente embolia pulmonar).

De acordo com o especialista, 90% dos riscos são determinados por esses fatores e pelo estilo de vida, contra 10% da carga genética. Ou seja, é possível mudar esse quadro. Após a menopausa, o risco aumenta ainda mais: a mulher deixa de ter o corpo em formato de pera e passa a ser “maçã”. Isso significa que o depósito de gordura abandona as coxas e o bumbum para se concentrar ao redor do abdômen e na parte superior do corpo. Cinturas acima de 80 cm para o sexo feminino e de 94 cm para o masculino já devem acionar o sinal de alerta, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.

Homens e mulheres da categoria rodoviária, sofrem com as doenças cardiovasculares ou cardíacas que ocorrem devido à acumulação de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e do coração. Geralmente, quando aparecem os primeiros sintomas a doença já está em fase avançada, sendo diagnosticada, principalmente, a partir da terceira idade. Por serem problemas praticamente invisíveis, é preciso manter a saúde sob constantes cuidados para evitar as piores consequências.
Além disso, conhecer as causas pode ajudar na prevenção. Por isso, conheça as principais causas das doenças cardiovasculares.
O tempo de vida e o histórico familiar estão entre os fatores que aumentam os riscos de desenvolvimento de doenças no aparelho cardiovascular. Ainda existem outras causas, que estão estritamente relacionadas ao estilo de vida individual, que podem ser modificadas para prevenir  estas doenças. O primeiro deles é o tabagismo. O costume de fumar é muito perigoso, pois o cigarro chega a ser responsável por cerca de 50% das mortes que poderiam ser evitadas. Para as mulheres fumantes que tomam pílulas anticoncepcionais, por exemplo, o risco de um enfarte aumenta de oito a seis vezes. Os fumantes ativos ainda têm quatro vezes mais chances de sofre um enfarte. O tabagismo favorece o aparecimento da Angina de Peito e da Doença Arterial Periférica, levando muitas pessoas a óbito. A falta de atividade física também pode aumentar os riscos de uma doença cardiovascular. Os exercícios podem ajudar a diminuir outros fatores como hipertensão,  obesidade e diabetes. Por isso, manter o corpo sempre em atividade é fundamental para evitar essas e outras doenças. A diabetes mellitus é outro malefício que aumenta a chances de doenças no coração. Isso por que a obesidade abdominal está
associada a um maior risco de desenvolvimento destas doenças. Alimentação não balanceada também contribui com estes fatores, uma vez que o excesso de sal, gorduras, álcool e açúcar, além da falta de vegetais, legumes e frutas são prejudiciais à saúde. O stress do cotidiano é outro ator que pode afetar e muito a normalidade do aparelho cardiovascular. A sensação
de desconforto pode ser super maléfica para a saúde, sendo um grande sinal de que a pessoa deve mudar seus hábitos. O número de pessoas que fumam ou que não praticam exercício físico nem seguem uma alimentação saudável é muito grande. Por isso, é importante que esse grupo de pessoas tente modificar sua rotina e passem a fazer um acompanhamento médico regular.