Por unanimidade, os vereadores de Diadema votaram o fim de dirigir e cobrar na cidade.

Na quinta, 07 de março, a Câmara Municipal de Diadema aprovou o projeto lei do vereador José Dourado que obriga a presença do cobrador em todos os ônibus. Para que isto seja realmente uma realidade para a categoria rodoviária na  cidade, só falta a sanção do prefeito Lauro Michels. Se for sancionado, o projeto deve ser colocado em prática dentro de sessenta dias que é o prazo legal para adaptação das empresas de ônibus. A luta dos Rodoviários do Grande ABC para  acabar com o dilema de dirigir e cobrar e manter o cobrador em seu posto de trabalho vem acontecendo ao longo destes anos.
Vários movimentos, além de inúmeras impetrações na Justiça, ainda marcam o nosso cotidiano. Nestes últimos anos, o nosso Sindicato – através do companheiro Chicão e sua diretoria – está travando uma batalha árdua. O Código de Trânsito Brasileiro determina a total atenção do motorista, para que ele não cometa nenhum deslize. Mas, com ônibus lotado,  carregando passageiros como se fossem sardinhas, tendo que dirigir e dar atenção à catraca fica difícil para o profissional do volante prestar a atenção necessária que o nosso trânsito caótico pede. Pensando desta forma, toda a diretoria da nossa entidade esteve presente na Câmara de Diadema, mostrando que a função de cobrador é extremamente necessária. O  cobrador ou a cobradora é imprescindível ao motorista e ao usuário. Eles cobram, passam informações aos usuários, ficam atentos e auxiliam no embarque e desembarque dos passageiros e socorrem o motorista em qualquer necessidade ou  eventualidade que possa acontecer. Sem contar que estes profissionais são pais e mães de famílias que necessitam do emprego para sobreviverem.

Até o fechamento desta edição, o prefeito Lauro Michels ainda não havia sancionado o  projeto. Estamos no aguardo e lutando para que os políticos das outras cidades do Grande ABC também tenham a mesma compreensão e solidariedade que os companheiros de Diadema.